O movimento internacional que deu origem a “Campanha Novembro Azul”, iniciou na Austrália em 2003, em época denominada “Movember“, se correlacionando ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado no dia 17 de novembro.

No Brasil, a data foi comemorada pela primeira vez em 2008, mas a campanha foi oficialmente criada Instituto Lado a Lado pela Vida, em 2011, o objetivo da campanha é conscientização e prevenção do câncer de próstata, alertando para a importância de se realizar o diagnóstico antecipadamente, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma).

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou com 50 anos e sem estes fatores, devem ir ao urologista. O SUS oferece tratamento em hospitais habilitados em oncologia, incluindo exames clínicos, procedimentos cirúrgicos e tratamentos, como prevê a Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC).

Dentre os exames estão: biopsia de próstata, ultrassonografia de próstata por via abdominal, ultrassonografia de próstata (via transretal) e a dosagem de antígeno prostático especifico. Entre os exames para diagnóstico estão ainda exames clínicos, laboratoriais, endoscópios ou radiológicos.

Medidas preventivas, segundo o INCA, incluem: dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos, cereais integrais; menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, e de outras doenças crônicas não-transmissíveis.

Fonte: Biblioteca Virtual em Saúde, Ministério da Saúde, Wikipédia.